Todos nós temos um duplo I
Série
Todos nós temos um duplo?
Ano
2025
Técnica
Tamanho
50 cm x 60 cm
tinta óleo sobre tela
Inspirada na perturbadora novela "O Duplo" de Dostoievski, que apresenta a figura de Goliadkin e seu sósia de comportamento oposto, a série "Todos nós temos um duplo?" investiga a complexa questão da dualidade inerente à natureza humana. Reflexões de São João Clímaco sobre a dicotomia entre a aparência externa e a realidade interior ecoam nesta exploração da busca pela unidade da personalidade.
A gênese desse "duplo" muitas vezes reside no desapego da realidade presente, na projeção de fantasias e em um constante "e se?" que nos confronta com batalhas internas. A série visualiza essa tensão na busca por integrar as diversas facetas do ser, neutralizando as sombras de nossos "duplos" imaginários e abraçando a verdade mais tangível da experiência vivida.
Através de composições que contrastam um fundo chapado e por vezes ilustrativo – uma referência à atmosfera simbólica presente nas obras de Bernini – com figuras de tratamento realista ou clássico, a série justapõe indivíduos de semelhança física, mas cujas relações e expressões revelam personalidades distintas. Elementos gráficos simbólicos permeiam as cenas, adicionando camadas de significado à interação entre esses "duplos".
Essa exploração visual evoca a batalha interna para integrar as diversas vozes que habitam em nós, para reconhecer as projeções e fantasias que nos afastam da experiência presente. A busca pela unicidade se revela uma jornada essencial, onde a complexa tapeçaria do nosso mundo interior se trança com o fim de chegarmos a um caminho para a integridade.










